Aprendizado que vem com a dor


Desde o B partiu, não falei mais no assunto com ninguém.

Rafael Bernardo qdo chegou em nossa casa

Percebam como dormia desengonçado o plebeu
Aliás, minha mãe acha que nem percebi e nem liguei e pensa que só o Séba sente falta dele. Apesar dele ser um tanto mulambento, eu gostava daquele plebeu.

Parceiros inseparáveis
Hoje, navegando pela internet, achei um site bacana com dicas de cuidados preventivos. É incrível como sabemos pouco sobre nossa própria saúde, né?



Veja só que interessante:
- Observe sempre seu gato, e fique atento à qualquer comportamento estranho ou fora do normal. Gatos doentes mudam muito seu modo de agir. Muitas vezes se escondem, recusam-se a comer e param até mesmo de se preocupar com a higiene. => Claro que isso não se aplicava ao plebeu.. ele não era muito asseado

- Mantenha sempre a bandeja sanitária limpa, trocando a areia regularmente, pois o seu gatinho pode se sentir tentado a fazer suas necessidades fora da caixa caso ela esteja suja. => Mamãe aprendeu essa a duras penas.. hehe.

- O gato deve ser penteado todos os dias ( duas vezes ao dia para as raças de pelo longo ), coisa que a maioria dos gatos aceita bem. A pelagem deve ser bem escovada com pente e escova próprios para gatos, a fim de remover os pêlos mortos. => Mamãe passou a fazer isso com certa frequência. Terá sido pela quantidade enorme de pelo que tenho soltado?

- Se o gato não vai para rua, pode cortar as unhas, mas não muito rente à carne ou aos vasos sanguíneos, portanto NÃO faça isso sem orientação. Somente a pontinha das unhas devem ser aparadas. O uso de arranhadores deve ser estimulado. => Mamãe até tentou comigo, mas não sou muito fã de sisal ou carpete. Meu negócio mesmo é sofá, colchão...

- É aconselhável também acostumá-lo a ter os dentes escovados ao menos uma vez por semana, sempre com escovas e pasta própria para gatos. Se você não dispuser da pasta, use somente água. => Hmm... esse negócio aí num curti não.

- As orelhas devem ser sempre limpas com algodão macio e seco. Orelhas com excesso de cera podem significar otite.

- A vermifugação, que deve ser feita de tempos em tempos para prevenir infestações parasitárias. Peça orientação ao seu veterinário. => Disso não posso me preocupar. Minha mãe num dá um peido sem falar com a veterinária. Às vezes até tenho vergonha, pois ela é muito exagerada.

- Mesmo os gatos mais bem tratados podem apresentar problemas de vez em quando. Por isso, esteja sempre atento. Se o seu gatinho parecer doente, leve-o o mais depressa possível ao veterinário. NÃO tente resolver o problema em casa. Os gatos são animais muito sensíveis, e sintomas que parecem pouco importantes podem rapidamente se agravar. Mesmo um simples espirro pode ser o primeiro sintoma de doenças respiratórias graves. Só o seu veterinário está qualificado para diagnosticar corretamente qualquer problema.

Pois é... num dia o pequeno estava bem... no outro, só dormia. E ele nem era disso.
Mamãe percebeu que algo estava errado, mas foi muito rápido.
Um dia dormindo muito, no outro parecendo meio gripado, falta de fome... falta de ar. De repente... se foi.


Ele era mala, mas era legal. E era a distração que eu precisava para o Sebastião. Agora ele fica querendo que eu corra com ele pela casa e brinque de "brigar", acreditam! Logo eu, uma lady... uma princesa!

Rafael Bernardo, porque me abandonaste com esse mala! Com você por perto eu tinha paz...ai, ai.

Enfim... Pessoas entram e saem de nossas vidas. Temos que aprender a conviver com isso e viver da melhor maneira possível... acho que vou aprender Krav Magá.

Beijo a todos e boa noite =^_^=



LEMBRETES:

Gatos NÃO podem ficar sem comer, sob risco de lipidose hepática. Mantenha o gato alimentado, nem que para isso seja necessário alimentá-lo com seringa;
Sopinha de bebê NÃO deve ser usada na alimentação de um gato debilitado. Ela contém cebola, que mesmo em pequenas quantidades pode causar anemia, agravando o problema já existente; A melhor coisa para um gato debilitado é o patê em lata A/D da Hills. Caso não exista A/D disponível na sua cidade, substitua por ração de filhote de boa qualidade moída e misturada com água;
Alguns remédios são fatais para o gato, NÃO medique por conta própria.

Fonte: http://gatosdorio.sites.uol.com.br/

2 comentários:

Dafne on 3 de setembro de 2011 às 01:21 disse...

RIP Rafael Bernardo! ♥

Eu não sabia que cebola causava anemia nos gatos... vivendo e aprendendo. =)
Beijos

AJS on 5 de setembro de 2011 às 21:46 disse...

Pois é... pra vc ver, tia! Gato é animal sensível. Tem que saber cuidar da gente. Agora minha mamãe está comprando uma revista bacana, a Pulo do Gato. Lá tem boas dicas tb. E na internet a gente acha um monte de coisas tb.
Fica ligada nas minhas dicas que eu sou canal ;)

Postar um comentário

Comente, mas com moderação. Seja simpático, pois sou uma princesa :)
Por favor, a força não!

 

Petit Gato ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)