E confesso que o que vi recentemente me deixou indignada.
No dia 12 de outubro é comemorado o Dia das Crianças, uma data em que muitos pais acabam presenteando seus filhos com um animal de estimação. Mas é preciso tomar alguns cuidados, para que esta escolha não se transforme num problema para a família e, principalmente, para o animal.
Venho aqui fazer um apelo devido a alguns fatos ocorridos ultimamente.
Vejam abaixo:
Cãozinho que foi jogado do carro debaixo de chuva. Está atordoado. Pobrezinho.
Mel e Marrom: o dono morreu e elas estão numa jaulinha há 9 meses. Não compre: faça um cachorro feliz.
Joaquim e Carlota muito lindos, a procura de um lar.
No processo de educação, os pais devem ter a preocupação de ensinar a criança a ver o animal como um amigo, que precisa ser protegido dentro e fora de casa, e não como brinquedo. O contato com os animais proporciona uma aproximação da criança com o mundo natural, desenvolvendo o sentimento de respeito a todas as formas de vida.
Até os quatro anos a criança vê o animal como um objeto, por isso é preciso que os pais mostrem a ela que os animais respiram, tem fome, sede, sentem dor, amam e jamais poderão ser abandonados. A partir dos dez anos é possível confiar os cuidados necessários à saúde do animal, sem que haja perigo de maus tratos, desde que sejam orientados corretamente.
Os pais e educadores devem estimular as crianças a valorizarem as boas ações em prol dos animais. É preciso despertar o interesse do engajamento das escolas na luta em defesa dos direitos dos animais e preservação da natureza.
Então, fica a dica: se for dar um animalzinho para uma criança, que pelo menos não seja comprado. Adote e salve vidas :)
Feliz Dia das Crianças.
Fonte: AnimaiS.O.S
0 comentários:
Postar um comentário
Comente, mas com moderação. Seja simpático, pois sou uma princesa :)
Por favor, a força não!